Amigos Inimigos, por Vanessa Martinelli

18 janeiro 2013
Amigos Inimigos

Amigos Inimigos, de Vanessa Martinelli
Novos Talentos, 104 páginas (Parceria)
Maria e Jack eram amigos quando criança. Daqueles que se dorme na casa e brinca das mesmas coisas. Mas eles cresceram e a idade esmoreceu a amizade. Tomaram direções opostas. Demais até. E você? Já teve um amigo inimigo?
Viviane: Preto / Raquel: Cinza
No inicio a história não me chamou a atenção tudo me pareceu muito simples e me deu a impressão de que não chegaria a algum ponto exato, mas depois do primeiro capitulo fui levada para dentro das paginas de uma forma que acabei de ler em poucos dias. Não conseguia largar!
Amigos Inimigos é uma leitura leve e engraçada, destinada ao publico adolescente e um ótimo livro para aqueles que estão começando a ler agora. Ele é bem fininho e a narrativa é bastante agradável, tem vários diálogos e palavras informais que utilizamos no nosso dia-a-dia! Uma coisa que admiro em um livro é o humor e este conseguiu me conquistar com este quesito. 
O livro conta a historia de amizade entre Maria e Jack, que eram muito amigos aquela amizade de infância com cara de que vai durar a vida inteira, mas o tempo passa e as coisas mudam, assim como mudou para eles, eles se tornam inimigos, começam as aulas e ela descobre que ele está em sua turma. Com o tempo Jack começa a perceber que está sentindo algo diferente por Maria, mas ela não percebe. É super engraçado a forma que eles percebem que estão apaixonados. (não vou contar srsrs)
Maria é uma garota durona, ajuda sua mãe em casa e está sempre atenta para auxiliar suas amigas sempre que necessário. Tem um irmão chamado Rico, que é o pesadelo de qualquer irmã, mas que ela consegue muito bem driblar. Ela tem uma quedinha por Mauricio o garoto bonito que também é jogador do time da escola. Jack é o brincalhão, mora com a mãe e tem um cachorro ao qual é muito apegado. Ele gosta muito de fazer piadas com Maria e com sua turma o que deixa ela muito irritada, para ela Jack não passa de um moleque debochado que vive sorrindo as custas da paciência dos outros; para ele Maria é um garota sem senso de humor então suas indiretas para ela não tem outro valor a não ser diverti-lo.
O livro é cheio de diálogos o que facilitam bastante a leitura, diálogos ricos onde dá para notar cada sentimento dos personagens. Os personagens acabam se tornando bem reais, lembram muito os adolescentes que conhecemos, aqueles de personalidade bem excêntrica que sempre nos lembramos quando pensamos em ensino médio.
Esta história não envolve apenas eles dois, e sim todo o grupo o que torna o livro bem interessante. Somos apresentados a um grupo:Patricia, uma garota que vive no mundo da lua; Morgana, a rica rebelde; Camila, a nerd com problemas com os pais; Pedro, que tem muito em comum com Camila; e Mauricio um babaca o gatinho popular. O grupo é bem diferente o que traz uma sintonia bem engraçada ao livro. O companheirismo deles é muito bonito e me encantei com todo o livro.
Não encontrei erros em diagramação, a capa é simples e explica bem o contexto do livro. Vocês podem estar pensando que por o livro ser pequeno que ele não acrescenta muitas coisas, mas tem uns valores importantes que podem ser úteis como o valor da amizade e  do companheirismo que são tão importantes em nossa vida, não sei vocês gente, mas sou muito leal a uma amizade, só "deixo de mão" se a pessoa não me quiser, é estilo Babá Mc.Phee, só que ao contrario.
Recomendo para quem deseja uma história leve, com algumas aventuras e um pouco de romance. Vamos dar mais valor aos nacionais, assim a nossa cultura também anda né, nossos autores tem muito verde e amarelo para nos oferecer!

11 comentários:

  1. Oi, eu achei a capa bem legal e o enredo promete ser bom também. Gostei da sua resenha, está bem argumentada e ajuda o leitor a formular uma ideia de como será a leitura do livro. Eu, particularmente, gosto de muitos diálogos nos livros.
    Beijinhos de fim de semana.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não gostei muito da capa, achei legal a história, mas não é o que estou procurando no momento. A resenha está linda e também concordo em incentivar a literatura nacional, mas há muitas opções, basta buscá-las! :D Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Raquel! Já li Amigos Inimigos e curti bastante. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Já li o livro, e é realmente muito boa a história! Do jeito que eu gosto: fofa e leve. ^-^
    Bjos...

    - SammySacional -
    - Dando Uma de Escritora -

    ResponderExcluir
  5. Olá Raquel,tudo bem?
    Adorei sua resenha,e fiquei mais admirada por ser uma obra nacional.
    Bom este livro me conquistou de primeira,adoro momentos hilarios,quando rio de uma frase e meu marido me acha louca(kkkkkkkkkkk).E pelo que você escreveu este livro ira proporcionar isso.
    Parabéns pela resenha e pela iniciativa de apoiar os autores nacionais.

    Beijokas Ana Zuky

    sanguecomamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. adorei sua resenha parabens! esse livro parece ser muito divertido ... parabens pelo blog estou amando

    ResponderExcluir
  7. Amei sua resenha e concordo com você: temos que dar mais valor aos livros nacionais.
    Quero muito ler esse livro! Ele parece engraçado, leve...
    Beijos,

    Letícia
    www.odomdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adoro livros nesse gênero, eles descansam nossa alma.
    São leves e tudo de bom, essa capa está muito fofa também.
    Amei a resenha cheia de belas opiniões de vocês duas...muito criativo.
    Beijão e parabéns por incentivar os nacionais, joje em dia está muito complicado isso, mas precisamos valorizar os que tem talento mesmo .
    Beijos
    Vivi
    RR

    ResponderExcluir
  9. Sabe... Vi o que passaste para conseguir criar a resenha e não é que saiu uma coisa boa dessas! Com o esforço iremos longe e você conseguiu chegar aos céus.
    Parabéns pela resenha dupla que ficou muito linda e bem feita. Uma das melhores resenhas duplas que vi, uma complementando a outra.
    Gostei muito deste livro. Super fofo.
    Beijos
    Gabriel.

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, super criativa com os comentários das duas ao mesmo tempo! A história não me interessou muito, mas parece ser divertida. Beijinhos, StarGirlie.

    www.babistargirlie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Fofas, amei a resenha! Já está lá no blog www.vanessaml.com
    beijos mil!

    Vanessa Martinelli

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar e volte sempre !