Chamada Para Todos

13 fevereiro 2013
Ando tão enrolada que sempre acabo esquecendo as ideias que tenho para o blog, já faz um tempo que estou para preparar uma postagem falando dos livros que li nacionais, mas sempre acabo esquecendo. Então conversei com a Ana Zuky (dona do blog Sangue com Amor) uma noite dessas e desatamos a falar de autores nacionais e decidi colocar logo minhas palavras para o teclado e mostrar a vocês!


Admiro muito autores nacionais, e acho que eles deveriam ser mais explorados por nós leitores, quem diz que não gosta dos livros nacionais é porque nunca deve ter pegado um que o marcou, porque eu já li nacional que deixa estrangeiro no chinelo. Claro que nem todo livro vai agradar a todos, e tem sim livro ruim nacional, a maioria dos autores são desconhecidos e provavelmente você vai esperar que eles derrapem na banana, mas mude esse pensamento! Espere sempre mais, aprecie o que é nosso; ficam reclamando que a leitura não é valorizada, mas entre um Harry Potter e Paula Pimenta muitos escolhem o HP. Não estou dizendo para você abandonar o que te agrada, aposto que tem um livro pelo menos que seja do mesmo gênero que você gosta que é nacional!
Não sou nenhuma especialista em livros nacionais, e não li tantos assim, mas vou indicar os que mais me agradaram e passar para a segunda parte do post!
Corações em Fase Terminal - Fabiane Ribeiro / Sob a Luz dos Seus Olhos - Christine M.
João e Maria - Marcus Bulzara / Ainda não te disse nada - Mauricio Gomyde
Um Sonho a Mais e Aqueça meu Coração - Nanda Meireles
Antes tarde que mais tarde ainda - Liana Cupini/ A Linhagem - Camila Dornas
Sabe de uma coisa? Diário de uma adolescente - Vivina de Assis Viana
A Hora do Amor - Álvaro Cardoso Gomes
Alguns, para não dizer grande parte, são de autores parceiros aqui do blog, mas não os coloquei por esse motivo, não sou de bajular ninguém, tanto que tem livros que são de parceiros que não estão na lista. Também não coloquei nenhum livro clássico, porque estou me referindo mesmo a autores novos!
Um ponto negativo para os livros nacionais é o preço, tem livros com um preço tão absurdo que fico de cara, então me pergunto "Não foi você que deu 80 reais no box de Jogos Vorazes?", sim a bela hipocrisia! Da minha parte este foi o valor mais alto que gastei de uma vez só com livros e poderia ter comprado outros nacionais! Assim como tem promoção de livros estrangeiros, também encontramos de livros nacionais, só pesquisar! Fica então a minha chamada aos leitores!
Gostaria também de fazer uma chamada para os autores, posto no blog todos os domingos novidades do mês e raramente tem um nacional! Então você que é autor nos envie seu material também, nem todos ganham a visibilidade de um livro estrangeiro de uma editora grande, entre em contato pelo nosso email com os dados do seu livro (editora, sinopse, capa...). Terei o maior prazer em postar no meu blog!
Olha só que coincidência! Este post já estava preparado quando surgiu duas movimentações nas redes. A primeira que vi vou a Petição: Eu Leio Brasil, um manifesto que Janaina Rico (autora de Ser Clara) iniciou para darmos mais valor a literatura nacional, basta entrar no site preencher um pequeno formulário com nome, cidade, país e email; você irá receber um email de confirmação e prontinho sua assinatura está pronta. A autora está querendo reunir 10 mil assinaturas então divulguem, a última vez que vi tinham 568. Clique AQUI e participe!
A outra movimentação vem do Facebook, uma amiga minha, a Gil criou a página LAN: Liga dos Autores Nacionais, e achei muito bacana essa campanha para as obras nacionais.
A página é nova e tem tudo para ser um sucesso, clique no banner e faça parte do grupo de Leitores de Autores Nacionais, mostre a cara do nosso país, sei que vai parecer um tanto ridículo para alguns mas vou dizer assim mesmo: Parem de adorar outras bandeiras e sejam mais patriotas com o nosso país, a começar pela nossa literatura que gostamos tanto! Por que um nacional não pode ganhar um espaço a mais na livraria ou até mesmo na sua estante? Vamos mudar isso (:


16 comentários:

  1. Adorei o que você disse :D

    Tem razão temos que ler mais autores nacionais , nossa eu adoro a Paula o livro dela é fantástico e deixa muitas autoras famosinhas no chinelo que nem você disse mesmo , eu apoio essa campanha :D

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Raquel que post maravilhoso flor. Com toda certeza nossos autores vão agradecer, tantas movimentações e apoio.
    O que vc destacou é bem verdade, nós brasileiros temos mania de idolatrar tudo que vem de fora e menosprezar o que é daqui, com a ilusão boba de que o estrangeiro é sempre melhor.
    Pois é, mas essa ideia há mito está ultrapassada, temos autores realmete bons, que escrevemem maravilhosamente bem, e bastam terem uma chance que os leitores saberão que o que eu e vc falamos é a pura verdade.
    Se todos nós nos unirmos, acredito que muitos leitores vão parar para pensar e aderirem também a essa ideia. Vamos ler nacional pessoal!
    Ah! E muito obrigada por mencionar nossa página aqui, adorei mesmo!

    Bjokas minha flor!
    Ler e pensar

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Raquel pela postagem.Você disse tudo e mais um pouco.Realmente nosso papo rendeu conversa(kkkkkkkkkkkkk).Mas fico feliz que além de render conversa rendeu um poste tão produtivo.
    Concordo com você em tudo dito e escrito ai em cima.Sim vocês leitores encontraram leituras não agradáveis,mas terá aquelas leituras que lhe farão viajar e sonhar e que farão muito famosos livros estrangeiros ficarem no chinelo.
    Se não somo nos a prestigiar nossa leitura Nacional,quem sera?

    Beijokas Ana Zuky

    sanguecomamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Também já li alguns livros nacionais e especialmente um "O Sonho de Eva" realmente entrou para os meus favoritos e poderia como você disse, deixar algum estrangeiro no chinelo hehe

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  5. Eu super apoio a campanha!
    Afinal temos que valorizar os nossos queridos autores brasileiros, porque sabemos que ser escritor, não é nada fácil...

    Beijos,
    www.ps-carpediem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post, acho muito legal a iniciativa que alguns blogs estão tendo em valorizar a nossa literatura, acho que realmente temos grandes talentos que acabamos deixando de conhecer por puro preconceito.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pleo post.
    É difícil encontrar informações sobre novos lançamentos nacionais, pois não há tanta divulgação como dos livros estrangeiros, como vc mesma disse, o que é uma pena.
    Temos diversos autores talentosos e devemos valorizá-los.

    ResponderExcluir
  8. gostei da postagem
    o que presta realmente tenho que apoiar.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o seu post Raquel. Tem livros nacionais maravilhosos e tenho uma lista imensa também de obras magníficas. Beijo!

    ResponderExcluir
  10. A iniciativa é bem legal, apoio sim, mas confesso que não leio muitos nacionais. É difícil algum me interessar. Se eu ganhar o livro e me mandarem ler até leio de boa vontade, mas comprar é bem raro =/

    ResponderExcluir
  11. Muito legal esta campanha da Janaina e da Gil (nossa amiga *-*) Eu tenho orgulho de falar que eu leio Brasil... tantos livros bons nós temos!! :D
    Beijos e parabéns pela iniciativa de postar no seu blog :D
    Obrigado por comentar no meu blog.
    Gabriel - Corações de Neve

    ResponderExcluir
  12. Sinceramente, são poucos os livros nacionais que me chamam a atenção. A Linhangem, eu estou louca para ler. Os outros que vc citou eu não conhecia...

    ResponderExcluir
  13. Concordo com a Thielen, são poucos os livros que chamam a minha atenção também, como A Linhagem e os livros da a Carina.

    ResponderExcluir
  14. Se você não lê muitos livros nacionais, super te indico o livro MANFELOS. é maravilhoso! procure saber dele, vai amar!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar e volte sempre !