Entrevista com a Nanda Meireles

11 fevereiro 2013
Já faz um bom tempo que não entrevistava nenhum autor, nem blogueiro, nem ninguém que comecei a sentir falta! Então fui atrás de alguns dos nossos amigos para podermos conhecê-los um pouquinho mais. A primeira a topar foi a Nanda Meireles, autora que morro de amores (sim gente, estou dessa forma!) devido a essas gostosas histórias que já li dela. Mas estou aqui falando e falando da autora e vocês ainda não sabem quem ela é?! Ora, vamos mudar isso agora.
Para iniciar a entrevista, fale-nos um pouquinho sobre você. Além de escritora, quem é Nanda Meireles?
- Olá a todos do Blog. Obrigada, Raquel, pelo convite.
Bem, eu tenho 28 anos, nasci, cresci e ainda resido na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Sou casada há 10 anos. Tenho gêmeas de 7 anos. Estou atualmente cursando Licenciatura em Matemática, mas já atuo como professora há um tempo.
Sempre foi um sono se tornar escritora? Quando começou a escrever?
- A vontade de escrever surgiu na adolescência quando me encantei com a escrita de Pedro Bandeira, acredito que esse foi o ponto inicial da minha trajetória como “aspirante” à escritora rsrsr.
Nos dois livros que li, achei tudo muito delicado e cenas críveis de tirar o fôlego, onde buscou e busca inspiração para escrever?
- Depois de sair da escola formada com 16 anos, passei a seguinte década envolvida com projetos pessoais. Só quando as gêmeas nasceram pude analisar minha vida e decidi retomar meu sonho. Um Sonho a Mais foi um desafio ao qual me submeti. Afinal, eu sempre soube que queria escrever minhas histórias, mas eu realmente seria capaz de ir até o ponto final? O resultado foi delicioso.
Os seus personagens Fabiana (Um sonho a mais) e Raquel (Aqueça meu coração), são simples e possuem uma personalidade cativante. Alguma delas, ou outro personagem seu foi inspirado em alguém que conheça?
- Sabe, eu acredito que elas sejam o reflexo do tipo de garota que eu gostaria de ter sido ou, ao menos, do tipo de garota que eu gostaria de ter como amiga. Mas confesso que muitas situações em ambas histórias aconteceram de fato comigo ou com alguém que eu conheça. Por exemplo, o esquema para passar cola durante as provas que Fabiana e Dinho tinham em Um Sonho a Mais, era lago que eu fazia com meu irmão, quando ele estava desesperadamente perto de ficar reprovado. E (eu não acredito que vou confessar isso rsrsrs) os dois primeiros beijos desastrosos de Raquel em Aqueça Meu Coração foram baseados nos meus dois primeiros beijos. Alterei alguns nomes, mas acredito que se os rapazes que conheci lessem o livro, se identificariam facilmente e não iriam achar a situação tão engraçada como parece aos leitores rsrs.
Que valores você quer que os leitores absorvam com as suas obras?
- Eu sempre tento ressaltar o valor da família, da amizade e do bom humor. É preciso abrir os olhos e reparar em quem nos ama de verdade. Entender que ninguém é perfeito, muito menos nós mesmos.
Como foi o processo de publicação de seus livros? E a escolha das capas?
- Ah, essa danada publicação já me deu muita dor de cabeça. Mas hoje estou satisfeita com as minhas escolhas. Tudo o que quero é escrever minhas histórias, disponibilizá-las aos leitores que se interessarem em lê-las e seguir com a vida por onde Deus quiser me levar. As capas foram presentes do talentoso Renato Klisman. Esse menino vai muito longe. Sou e sempre serei sua fã.
Tem alguma previsão para outro livro? Se sim, pode falar nos dar uma palhinha do que está por vir?
- Hum... Eu tenho muitos projetos já iniciados e sinceramente não sei qual vai ser terminado primeiro, mas entre eles, posso destacar dois: 1) Título provisório: Me leve contigo, que é a história da personagem Carina de Aqueça Meu Coração. Esse livro vai ser muito especial. Vai ter um grande drama envolvido, vai ser meu primeiro projeto com capítulos intercalados narrados por dois personagens centrais e vai ter muita música. 2) Título provisório: Abigail, que é meu primeiro romance sobrenatural. A história terá um tema e cenário inéditos em todo meio editorial atual. É um trabalho que me tem exigido muita pesquisa e dedicação.
O que diria para quem ainda não leu o seu livro? Venda seu peixe!
- Haha. Sou uma péssima vendedora. Já tive, inclusive, problemas com algumas pessoas que não concordam comigo, mas, particularmente, o que importa mesmo é que me divirto escrevendo e sou feliz com o retorno de quem se arrisca a ler meu trabalho. Para quem quiser se arriscar:
Aqueça Meu Coração pode ser adquirido por R$26,00 – Aqui (Skoob) (Resenha)
Um Sonho a Mais pode ser adquirido por R$24,42 – Aqui (Skoob) (Resenha)
Pra Vida Toda – Um Sonho a Mais 2 pode ser adquirido por R$26,70 – Aqui (Skoob)
Para finalizar, gosto de pedir aos autores entrevistados que deem uma dica para quem pretende publicar ou escrever um livro. O que você diria para esses futuros autores?
- Diria que desejar escrever um livro, fazê-lo realmente e publicá-lo são coisas completamente diferentes. É preciso entender e aceitar essas diferenças, mas independente das adversidades, nunca desista de seu sonho. Dê a cara à tapa. Faça algo totalmente novo, corra atrás de oportunidades. E entenda que tudo tem seu tempo. Apenas se preocupe a dar valor ao que realmente importa.

Agradeço a atenção e carinho da Nanda, muito bom tê-la como parceira! Para quem ainda não viu a nova edição de Um Sonho a Mais confira abaixo a belezura que ficou.
Esta é a arte do marcador que ficou lindo e estou aqui chorando pelo meu, se você ainda não leu um dos livros citados procure saber mais, aposto que irá gostar!

12 comentários:

  1. Àh que legal, gostei muito do post. Com certeza vou adquirir os livros da autora. Continue fazendo entrevistas, e muito legal. Passe no meu blog ...Versos &Diversoss.

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel, amei a entrevista com a Nanda. Eu já conhecia uma das obras dela e sempre ouço falar super bem, mas saber algo sobre a autora, ralmente é bem mais legal.
    Fiquei espantada por alguém que gosta de escrever está fazendo matemática. Aff! Lidar com números não é a minha praia e a Nanda é a primeira que vejo que tem o dom pra letras e números. rsrsrs
    Parabéns pela entrevista linda e sucesso pra Nanda!

    Bjokas e bom carnaval querida.
    Ler e pensar

    ResponderExcluir
  3. Que linda que ela é, e adorei este "um sonho a mais" a capa é linda e a sinopse encanta

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela entrevista.
    Achei muito interessante conhecer um pouco mais sobre a autora (que não conhecia) e seus livros.
    Gostei bastante da sinopse de Aqueça meu coração! =) E as capas dos dois livros são lindas!

    ResponderExcluir
  5. Conheço os livros e gosto do que vejo deles, ela fez um bom trabalho. Boa a entrevista.

    ResponderExcluir
  6. Li dois livros da Nanda e simplesmente A.M.E.I! São romances tão delicados e puros que te leva as alturas.. Perfeito os dois livros!
    Amei a entrevista! Beijos
    Obrigado por comentar no meu blog.
    Gabriel - Corações de Neve

    ResponderExcluir
  7. Que interessante Nandinha... foi com o Pedro Bandeira que entrei nessa.. mas como leitora, claro.. hehe

    Ahhh.. nem tava sabendo de "Abigail".. quero mais detalhes..
    =D

    Muito boa a entrevista..
    ;)

    Beijinhos
    www.fernandameireles.com

    ResponderExcluir
  8. super interessante, acho otimo essas entrevista, saber mais de quem nos apresenta um mundo novo é sempre bom

    ResponderExcluir
  9. Quero que ela publique Abgail, serei uma das primeiras a comprar *----* Realmente, esse livro poderia deixar de ser projeto logo, logo! (yn)

    ResponderExcluir
  10. Nossa, eu amo essas capas! O livro me cativou muito! Adorei a entrevista!

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia os livros dela, agora to super curiosa. Ela é um amor, parabéns pela entrevista

    ResponderExcluir
  12. ps: o nome da autora ta errado no titulo. ta NADA e é NANDA

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar e volte sempre !