A Linhagem, por Camila Dornas

08 fevereiro 2013

A Linhagem, de Camila Dornas
Novos Talentos, 336 páginas (Parceria)
Londres do século XVIII. A capital da Inglaterra era um dos mais importantes centros do mundo. Vestidos pomposos, elegância e boas maneiras. Um tempo onde as posses e a reputação regiam a sociedade. A igreja possuía poder absoluto e condenava aqueles os quais pesava a suspeita de bruxaria - a arte oculta temida e repudiada pelo senso comum. Nesse cenário intimidador,surge uma mulher especial, com dons inimagináveis. E um destino grandioso.
 Antes de começar a resenha queria poder dizer uma única palavra após minha leitura: Incrível! 
Evangeline Bennet é uma mulher atraente, porém ela não é o tipo de mulher submissa que age conforme a voz de outro. Evangeline tem um nariz empinado e a língua felina pronta para qualquer um sem se deixar abalar. Mas seu pai Julian não vê a hora da filha se casar e tomar um rumo, arrumando um dos melhores partidos, Hector, primo do rei, e a última coisa que ela quer é se entregar para um homem que mal conhece e que possa querer retirar o que tanto preserva, sua independência. Diante do pai e do casamento, Evangeline irá descobrir coisas que nunca se passaram por sua cabeça, irá viver um amor sem limites e sem medo do que os outros vão pensar. 
"- Eu? É claro que eu não o faria, Julian. Morgana me educou muito bem - eu sorri com uma falsa inocência. Morgana observava tudo com descrença e orgulho. Julian parecia decidir entre me bater naquele instante até que eu fosse incapaz de falar ou ceder à minha ameaça. Eu me diverti com aquilo, quase podia ver o que se passava em sua cabeça. Ninguém jamais ameaçava lorde Julian Bennet, jamais." - (Página 189)
(Medo de soltar algum spoiler!) Leitores, é impossível não gostar de Evangeline, uma personagem forte, decidida e bastante engraçada. Passando por coisas que você criticaria, imagine se você vivesse no século 18, a tacharia de louca, se não for falar em bruxaria! Sim, nossa personagem possui dons que na época eram considerados como obras do satã, demônios ou bruxaria e toda essa ignorância da era das pedras. Não entrarei em detalhes, vou deixar que imaginem!
Além da nossa personagem principal, conhecemos Henry (pausa para suspiro *-*) um cavalheiro sem uma posição alta na sociedade, um típico cavalheiro sem armadura de ferro, mas com muitos outros atributos. O rapaz lutou, amou e quase morreu nesse livro (no final quem morreu fui eu sem ar, que personagem)!
Morgana que cuidava de Evangeline foi uma das personagens que mais gostei, desde o primeiro capítulo com aquele ar autoritário, cuidado da moça como se fosse sua própria mãe, até mesmo lhe dando broncas. Uma personagem engraçada que me agradou muito!
Bom, queria falar de todos os personagens mas tem muito pra falar; todos foram muito bem construídos e muito bem colocados a narrativa, não senti falta de características e não sentia a história totalmente voltada para Evangeline, o que me agrada muito em um livro é uma história que não mantem seu foco na personagem principal como se a vida dos outros personagens girassem em torno do mesmo.  
A trama foi muito bem desenvolvida, apesar de ter várias lutas todas foram bem narradas deixando tudo muito crível! Os detalhes do livro foram essenciais para que pudéssemos viver ali no século 18 com todos os personagens, cheguei a ficar apreensiva por o livro se passar em uma época tão distante e ainda ser em Londres sendo que a autora é daqui de Brasília, mas ela soube muito bem o que escrever, me vi na praça de Londres, com um vestido requintado, em um baile e tudo que a Londres do século 18 poderia me proporcionar, me surpreendi quando até mesmo senti o cheiro fétido de mofo que fora descrito em algumas cenas. 
O livro me prendeu de uma forma maravilhosa, e a leitura fluiu muito bem apesar de no início ter achado a letra pequena! Este é com certeza um livro que recomendo, que superou minhas expectativas e que vou me lembrar por muito, muito tempo! Sei que não sou de colocar citações na resenha, não resisti aquela acima e ainda queria colocar outra, mas são tantas citações boas no livro que fica difícil escolher uma!
Alguém ai se interessou pelo livro? Tenho certeza que Camila vai agradar muitos leitores.    

30 comentários:

  1. KKK ri das partes em parenteses da resenha .-.
    Ah, eu gostei dessa resenha e é a primeira que leio do livro. Bom a personagem ser decidida e tal e ter um galã s2
    http://descobrindolivros.blogspot.com.br/2013/02/resenha-legend.html
    Comenta lá :d
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi,Raquel!
    Que resenha divina! Impossível não se render ao talento da Camila, não é mesmo?
    Também li e resenhei A Linhagem nesta semana e adorei! Ele entra para os meus favoritos sem sombras de dúvidas.
    Gostei de relembrar cada detalhe dessa trama maravilhosa! Incrível é a palavra!
    Bjs e bom fim de semana!
    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa, você ficou tão animada com a leitura que conseguiu me deixar empolgada com o livro também, quero muito ler.
    Resenha maravilhosa, parabéns!
    Beijinhos
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  4. Nossa. Você realmente gostou do livro hein *_*
    Já tinha lido algumas resenhas e me interessado. Quem sabe eu ainda leia..
    Parece ser um bom livro.

    ResponderExcluir
  5. eu gostei da resenha,eu ainda não tinha ouvido ,nem lido nada sobre esse livro.Parece ser ótimo,vemos isso pela sua empolgação ao resenhá-lo. As resenhas tem sido um fator importante para mim,na compra de livros.Últimamente só tenho comprado livros de resenhas que gostei.

    ResponderExcluir
  6. Sua resenha está maravilhosa e só me fez ficar com uma vontade danada de grande de ler o livro. amei a capa.

    ResponderExcluir
  7. Olha, livro de autor brasuca só leio com indicação, porque quebrei a cara várias vezes. Mas a sua resenha conseguiu me convencer. O livro parecer ter a pegada que eu gosto nos romances. Vou colocar na minha lista de desejados. Beijos e obrigada pela dica! ;)

    Elimar
    Alquimia dos Romances
    http://www.alquimiadosromances.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. É bom ler uma resenha positiva sobre um autor brasileiro. Parece ser uma boa história.

    ResponderExcluir
  10. Sabe que voce conseguiu me empolgar com a sua resenha? Pois eh! Nao conhecia o livro nem a auttora. E, para falar a verdade sempre fico meio com o pe atras quando o livro se passa em um seculo diferente. Se nao for bem escrito tudo se perde. Mas, pela sua empolgacao nao eh o caso desse livro.
    Vou marcar na minha listinha de desejado.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Raquel, como vai?
    Vim aqui para avisar que indiquei uns blogs la no meu blog, e o seu esta na lista!
    http://blogsonhoselivros.blogspot.com.br/
    Espero que goste, bjos :*

    ResponderExcluir
  12. Oi,

    já tinha ouvido falar desse livro e sou doida para lê-lo! A trama parece mesmo incrível, isso sem falar que a capa é linda! Adoro personagens fortes, acho que eu também adoraria a Evangeline! Amei sua resenha! Parabéns!

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Nossa este livro promete.Já estou começando a lê-lo.Mas não poderia deixar de vir aqui e ler sua resenha que esta magnifica.E realmente não consegui ler spoillers dele(o que agradeço.kkkkk).
    Parabéns pela resenha Raquel.Adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Beijokas Ana Zuky

    sanguecomamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da resenha, pelo que você escreveu esse livro realmente é muito bom!! Gostei muito dos personagens descritos, e mais ainda por saber que é um livro nacional!!

    Lais
    @livroeleitor

    ResponderExcluir
  15. Já vi esta resenha em alguns blogs, acho que esse livro chama bastante atenção, e adoro quando o você incentiva as literaturas nacionais :D

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela resenha.
    Estou interessada em ler esse livro desde que li a sinopse pela primeira vez. Depois de ler a sua resenha, fiquei mais interessada ainda.
    Adoro histórias ambientadas no século XVIII, são tão glamorosas!
    É muito bom saber que a autora não manteve o foco só na personagem principal, mas que trabalhou bem os outros personagens. Então tem mais um galã pra suspirar durante a leitura? Que ótimo! E, como um plus, o livro é nacional! =)

    ResponderExcluir
  17. Adooorei a resenha!!! Mais um livro na minha pequena listinha enorme...

    ResponderExcluir
  18. Boa a resenha e a história tem cara de ser boa também. Mas eu não senti muita vontade de ler, infelizmente =/

    ResponderExcluir
  19. Sua resenha ficou muito legal amiga!! Engraçada e direta... parabéns!
    A Linhagem me parece um livro muito bom e a capa é diva! ~~ babando
    Mais uma vez... parabéns pela resenha!
    Beijos
    Obrigado por comentar no meu blog e desculpe a demora para retribuir.
    Gabriel - Corações de Neve

    ResponderExcluir
  20. estou louca para ler esse livro, me parece ser incrivel, quero muito descobri todos os misterios! a resenha esta magnifica!

    ResponderExcluir
  21. Esse livro promete uma ótima leitura né? Não vejo a hora de fazer a minha :D

    ResponderExcluir
  22. Amei sua resenha. Quero muito ler este livro, ele parece ser encantador!

    ResponderExcluir
  23. Estou pra receber esse livro e só de ler a sua resenha ja me deixou mais ansiosa por ele *-*

    ResponderExcluir
  24. Amei a resenha!!!! É tão bom ver nossos autores nacionais sendo valorizados! Bjs e o blog está lindo!

    ResponderExcluir
  25. Primeiro eu me apaixonei por essa capa, e como é linda, gente *--* A história me interessou bastante também, adoro livros com enredo retratando como era a vida séculos atrás e com um toque de sobrenatural. louca pra ler o/

    ResponderExcluir
  26. A cada resenha que leio desse livro , aumenta a vontade de ter e poder apreciar a leitura !
    Graças a Deus os autores nacionais estão ganhando mais espaço .
    A sua resenha me conquistou , principalmente por que ainda não li o livro e não tem spoiller , aguçando ainda mais a curiosidade !!
    Beijos !!

    ResponderExcluir
  27. ola
    eu nunca li esse livro ,mas uma amiga minha comentou ja q ela trabalha em uma editora.
    eu gostaria muito de ler ..
    bjs

    ResponderExcluir
  28. Gostei da resenha, me parece uma personagem forte e de quem vou gostar.

    ResponderExcluir
  29. Obrigado pela resenha.
    Gosto de livros que tratam tanto o sobrenatural quanto de séculos passados; parece ser uma história forte,cativante.
    Romance, mistério, drama, aventura, impossivel não gostar!
    Com certeza vou lê-lo.

    ResponderExcluir
  30. Já tinha visto esse livro e essa foi a segunda resenha que li dele. Eu já queria ler o livro por ser nacional e sua resenha me animou ainda mais!!
    Adorei a sua resenha!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar e volte sempre !