O Casamento, por Nicholas Sparks

19 março 2013

O Casamento, de Nicholas Sparks
Arqueiro, 344 páginas (Parceria)
Após quase 30 anos de casamento, Wilson Lewis é obrigado a encarar uma dolorosa verdade: sua esposa, Jane, parece ter deixado de amá-lo, e ele é o único culpado disso. Viciado em trabalho, Wilson costumava passar mais tempo no escritório do que com a família. Além disso, nunca conseguiu ser romântico como o sogro era com a própria mulher. A história de amor dos pais de Jane, contada em Diário de uma paixão, sempre foi um exemplo para os filhos de como um casamento deveria ser. Diante da incapacidade do marido de expressar suas emoções, Jane começa a duvidar de que tenha feito a escolha certa ao se casar com ele. Wilson, porém, sente que seu amor pela esposa só cresceu ao longo dos anos. Agora que seu relacionamento está ameaçado, ele vai fazer o que for necessário para se tornar o homem que Jane sempre desejou que ele fosse.
Que Nicholas Sparks gosta de mexer com o nosso emocional não tenho dúvidas, e isso não acontece apenas em um livro. Não li todos os livros do autor, e os que li me passaram valores que não acredito serem possíveis em qualquer leitura. 
A história começa com Wilson a nos relatar sobre seu casamento, se engana quem pensa que fala de um casamento que ainda vai acontecer, é um casamento de trinta anos que como muitos outros, passa por crises que precisam ser concertadas antes que o pior aconteça, a separação. Ele nos narra sobre o presente e a história de seu casamento desde o namoro.
Impossível não se encantar com a forma que os personagens foram descritos, olhando agora e pensando em todas as páginas me sinto uma invasora no relacionamento de Wilson e Jane. Wilson é o tipo de personagem que encanta desde as primeiras linhas, um homem que sabe de seus erros e está disposto a driblá-los.
Mas a trama não é apenas sobre o casal, Noah também surge com toda a sua sabedoria e todo o seu amor que ainda resiste ao tempo, à morte e ao desgosto dos próprios filhos.
Anna, Leslie e Joseph, os filhos do casal também tocaram pelo carinho com os pais. Mas essa trama vai muito além de alguns personagens, ela fala de família, de união e principalmente de amor e reconciliação.
Também posso afirmar que Nicholas dessa vez conseguiu me surpreender, não que antes não o tenha feito, mas nos outros títulos que tive o prazer de ler eles se mostraram um pouco mais previsíveis. Neste acho que é impossível não se emocionar e não se surpreender com o final.
Além de toda está bela história, também tive o prazer de aprender. Durante a leitura refleti bastante, e posso dizer que olhei para os dizeres de Wilson e Noah e ponderei cada um dentro de minha própria casa. Este é com certeza um livro que não vou esquecer. E a capa é algo que não posso deixar de comentar, ela se destaca pela simplicidade, mas também por retratar o belo casal da história. Recomendo a todos, sem definir faixa etária, ou gosto literário.

14 comentários:

  1. Acredita que eu gostei mais deste do que de Diário de Uma Paixão? Chorei e torci pelo casal. Mesmo já imaginando o que aconteceria, não deixei de me emocionar e de me apaixonar novamente pela escrita do Nicholas Sparks.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu achei que Sparks e surpresa não se enquadravam mais junto, com sua resenha eu fiquei interessada, por não ser previsivel como disse.

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha percebido o que ia acontecer lá pro meio do livro, mas não pude me deixar de emocionar com o acontecido. Foi maravilhoso ver como alguém tão sem romantismo se torna o homem mais romântico do mundo e sem falar no Noah e seus mistérios. Melhor livro do Nicholas pra mim.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel! Este livro dá uma virada no final que foi uma grande surpresa, gostei bastante da história e da participação de Noah. Um lindo livro.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. menina acredita que eu nao li nada do autor até agora? pois é.
    um dia eu vou ler.
    todo mundo fala que os livros deles são bons, espero gostar sabe

    ResponderExcluir
  6. "Não li todos os livros do autor, e os que li me passaram valores que não acredito serem possíveis em qualquer leitura."
    É isso que me intriga e instiga a um dia ler Nicholas Sparks.
    Senti realmente que o livro te encantou de todas as formas, mas eu ainda fico meio receoso de ler uma obra dele, porque é uma divisão de gente que ama e odeia, né? rsrsr
    Vou dar uma chance. Eu ia comprar na BlackFriday 3, mas me trollaram e não consegui :(
    Beijos
    http://descobrindolivros.blogspot.com.br/2013/03/sem-roteiro-o-que-e-chick-lit.html

    ResponderExcluir
  7. Kell estou com esse livro em minha estante há um tempinho e ainda não o li, lendo sua resenha me animei, gosto de histórias assim.
    Romances desse porte acabam comigo no sentido de me deixarem nuam ressaca literária depois...mas adoro.
    Beijão
    Viviane
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/03/entrevista-marina-carvalho.html

    ResponderExcluir
  8. Não é segredo pra ninguém que eu sou quase uma anti Nicholas! Sim, pois não curto muitos os romances desse autor, mas O Diário de Uma Paixão é um dos pouquíssimos livros dele que realmente me tocaram.
    E como O Casamento revive um pouco dessa história, fiquei com certa curiosidade para ler o livro.
    Se vou ler realmente, não tenho ideia, mas com certeza se tiver oportunidade o farei, apenas pelos meus queridos Noah e Alie!
    Bjokas amiga.

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  9. Gostei da sua resenha, ainda não li nada do Sparks! ¬¬' kkkkkk'
    A capa deste livro é linda. Quero ler! Beijo

    ResponderExcluir
  10. Olá Raquel!
    Sou super fã do tio Nicholas, adoro seus romances!
    Ainda não tive oportunidade de ler esse livro, nem li Diários de uma Paixão ainda, estou adiando essa leitura já tem bastante tempo.
    Sua resenha me deixou com uma vontade de ler um romance, tem tempo que não leio! Ótima resenha!!

    Beijão,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Não li esse livro, mas todos os livros do Nicholas que eu li eu adorei!!
    Os livros dele são ótimos e sempre me emocionam!!

    ResponderExcluir
  12. Assim como vc tô longe de já ter lido todos os livros do autor..
    mas aqueles que tive contato deixaram uma coisa boa pra mim..
    ele mexe muito com o leitor..
    por vezes deixou meus olhos marejados..

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não li nenhum livro do autor. >< Não vejo a hora de poder fazer isso. Minha curiosidade é enorme, principalmente por já ter assistido algumas adaptações.

    ResponderExcluir
  14. Nao li toda sua resenha guria, porque minha tia falou que vai me dar o livro (esperando pra ver né..) fiquei curiosa com o Wilson s.s

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar e volte sempre !