Primeiro Amor

22 março 2013
Você se lembra do primeiro amor literário?
Há mais ou menos oito anos atrás comecei a frequentar a pobre biblioteca da minha escola do ensino fundamental, a sala era pequena quase não íamos lá, mas me lembro dos livros ilustrados, dos animais e insetos, e dos famosos contos dos Irmãos Grimm.
Mas foi ele que olhei e correspondeu ao meu olhar, e eu sempre soube que lembraria daquele livro mesmo que fosse muito velhinha. Pollyanna é um clássico que já foi republicado por várias editoras, esse livro que li quando tinha os meus onze anos me marcou bastante e desde então todo ano o leio. Ele é o meu preferido e quando alguém pergunta se posso recomendar um livro não penso duas vezes em dizer Pollyanna.
E quando tem aquele outro livro que gostamos muito e que também tem aquele brilho, aquela trama que nos prende do início ao fim e que dificilmente cairá no esquecimento, o que acontece com o primeiro amor?
Às vezes sinto que estou traindo Pollyanna, mas nós leitores convivemos com esse desejo de conhecer outras histórias, outros mundos, lugares e pessoas. Pode ser que você nem se lembre do primeiro livro que leu na vida, mas com certeza o primeiro que leu e que foi o responsável por seu amor literário, este você nunca vai esquecer.
Por isso considero muito Pollyanna. Ainda não tenho o meu exemplar, até tive uma vez, mas dei, porque quero exatamente a edição que vi pela primeira vez.
E vocês, se lembram do primeiro amor?

18 comentários:

  1. Oi.

    Já li Pollyanna e sim é um livro maravilhoso...meu primeiro amor foi Questões do Coração da Emily Giffen amo os livros dela.

    Beijokas!

    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Meu primeiro amor foi HP, pode parecer meio batido dizer isso, mas é verdade, não amaria tanto livros se não fosse HP.

    some-fantastic-books.com

    ResponderExcluir
  3. Meu primeiro amor foi o livro da Feiurinha do Peter Pan, kkkkkk até hj o segredo do menino que nunca cresce me intriga

    http://saga-preciosa-cristal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Acho que não tenho um amor literário e sim uma serie. A serie Vaga-lume. Eu amo essa serie e todos os livros dela. Eu pegava os livros na biblioteca e quando tinha alguns amigos que pegavam para ler, eu ficava com ciumes hehehehe

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ain... Acho que meu primeiro amor literário foi o livro O Alquimista do Paulo Coelho. Lembro como se fosse hoje, do que senti quando li aquele livro.
    Foi o primeiro livro com dedicatória que meu pai me dei, e mesmo estando velhinho e acabado, mantenho sempre na minha estante. Adorooo

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Aiiiiiiii, que linda ficou sua postagem. Adorei ler suas palavras e fiquei com vontade de ler Pollyana..hehehehe
    Amor literário é tudo de bom.
    Beijocas
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ahahahaa. Eu me lembro do primeiro livro que li! Bisa Bia, Bisa Bel! :D kkk' Eu curti bastante, mas, o livro que entra na minha história literária é Amor no Ninho, uma leitura praticamente recente, porém, que despertou mais e mais meus sentidos literários.
    Gostei! Beijo

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Que texto hein, você escreve muito bem Raquel!
    O meu primeiro amor, foi o livro "O Código Da Vinci" assim que finalizei a leitura não conseguia pensar em mais nada, não conseguia me prender em outra história. Aida não li Pollyana, mas tenho muito vontade de ler!
    Parabéns pelo texto!

    Beijos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. São tantos amores..
    bom de série.. HP..
    romance acho que um vizinho perfeito da Nora Roberts..

    ResponderExcluir
  10. Interessante este poste.
    Bom meu primeiro amor foi um livro que li quando tinha uns 9 anos.O titulo dele é Amor apos a morte.Lembro que o livro era aqueles de banca,porem a estoria nada era forte,era um livro cheio de sentimentos,onde me mostrou do que o amor verdadeiro é capaz.Ta certo que a estória é algo fictício,porem me marcou muito.Infelizmente tentei achar ele nos sebos e nunca o encontrei.Mas nunca desisto sempre estarei a procura dele(hahahahaha).
    Existiram outros que com certeza me marcaram,mas este ficara sempre em minha cabeça.

    Beijokas Ana Zuky

    sanguecomamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. meus primeiro amor eram os livros de uma das coleções da disney *-*

    ResponderExcluir
  12. Poxa, eu não sei exatamente. Não conhecia Pollyana, fiquei com muita vontade de conhece-lo após ler essa empolgação toda que tens com ele. Vou buscar sobre ele!

    ResponderExcluir
  13. Que bacana,eu também me lembro do meu primeiro amor literário! A árvore que dava dinheiro de Domingos Pellegrini, também não tenho ele, mas sempre me lembro de como me senti a primeira vez que peguei um livro pra ler.. adoraria mesmo encontrar um exemplar dele
    Adorei seu blog, é lindo... seguindo...

    http://geehzbookshelf.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Lembro, não foi harry potter como a maioria, mas sim aqueles livros da coleção vagalume. Li quase todos que tinha na biblioteca daqui da minha cidade,

    ResponderExcluir
  15. Gostei do texto guria, bem nao sei se conta mas minha primeira paixao foi a Turma da Monica u.u

    ResponderExcluir
  16. Meu primeiro amor literário não sei exatamente qual foi. Mais um que me recordo da época em que era criança são os da saga Harry Potter. Fez parte não só da minha como a de muita gente.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar e volte sempre !