Por que devo emprestar meus livros?

13 abril 2013
Essa é uma questão que vários leitores se fazem. Emprestar ou não?
Qual a vantagem de emprestar os seus livros? Você poderá converter os seus amigos, como disse em uma postagem recentemente e terá uma pessoa para conversar sobre ele, uma pessoa que vai entender o que você está falando.
Mas apesar dessas vantagens eu sou contra o empréstimo para desconhecidos, pronto falei! Não gente, não dá. Todas as vezes que emprestei livros voltaram com algum problema. Não todas no geral, mas traumatizei por umas boas histórias que preciso até narrá-las.
Na minha primeira tentativa meu livro voltou com um mosquito morto na página que iniciava o capítulo de número catorze, nunca me esqueci e o pior, o livro estava novo e emprestei para duas pessoas seguidamente então nem posso dizer quem foi e não ia dar chilique porque senão iam me taxar como louca.
Mais recentemente minha irmã passou tinta de cabelo na capa do meu Ladrões de Elite, surtei, e ela nem tinha começado a ler, nem eu li. Proibi de tocar na minha prateleira, fico sempre de olho porque ela não tem cuidado com os livros, dois que comprei ela deixou jogado de qualquer jeito que nem quero tocar.
E nem vou falar daqueles que emprestei e nunca mais vi a cara...
Vocês devem estar pensando que sou doida. Até eu me sinto mal quando penso em não emprestar os meus livros, porque eu li muito tempo livros de biblioteca e é um empréstimo, mas vou dizer nunca peguei nenhum livro em péssimo estado, no máximo velho, todos em boas condições e com aparência de novo.
Atualmente confio em apenas algumas pessoas, tem até dois livros meus emprestados para a Viviane (já fica o recado, cuide bem deles – risos).
Pesquisando umas imagens achei uma lista de 10 motivos para não emprestar os seus livros de jeito nenhum. Muito engraçado, que quiser conferir clique aqui. Outra coisa que encontrei foi um site de emprestimos, sim, isso mesmo. Será que funciona?! Quem quiser conferir é Tempresto.
E vocês emprestam ou não? Já mataram um mosquito dentro de algum exemplar seu? Tem alguma lembrança de empréstimo?

23 comentários:

  1. Oi, eu não acho que vc é doida...vc é cuidadosa e dá valor para os livros. Já emprestei para( como vc escreveu) converter hehehehe, por amizade...alguns devolvem em bom estado, outros é deplorável a maneira que retorna...Sempre fico chocada com aquele livro novinho que empresto e volta como se tivesse rodado o mundo hehehe
    Adorei a postagem.
    Beijinhos no coração.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu moro em uma cidade complicada. Não existe biblioteca pública e a maioria das pessoas fazem careta quando digo que um determinado valor do meu salário é empregado a compra de livros. A pouca importância da literatura aqui, é grande. Isso me preocupa, porque o meu estado vai ser governado por pessoas que não gostam de ler. E mais, que não sabem ler. Digo isso não na forma analfabeta da coisa, mas em não saber aproveitar o que se lê.
    Há algum tempo atrás eu não emprestava, mas foi me colocar pra pensar nisso, que tudo mudou de figura. Empresto sim! Preciso sentir que estou fazendo alguma coisa pelo meu estado. E quem sabe dessa forma, eu consiga organizar até um clube do livro. Né bacana?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bacana sim Carol. Olhar por esse lado me faz refletir. Aqui na minha cidade tem bibliotecas, e as crianças nas escolas são familiarizadas com o hábito da leitura, o que é muito bom. É realmente triste, mas tomara que você consiga organizar o seu clube e quem sabe ele não vira uma biblioteca?! Aposto que ia transformar muitos leitores!
      Obrigada pela sincera e bela opinião.

      Excluir
  3. Compartilhamos da mesma "doidice" então, rs. Morro de ciumes, quando pegam meus livros o colocar de uma forma larga e até desarrumam a minha prateleira fico P da vida com isso. Não sei se consigo emprestar, tenho quase 95% de certeza que ele não voltará da mesma forma que eu o emprestei e que a pessoa não terá esse cuidado que eu tenho. Adorei sua postagem, rs!

    Beijos
    http://comoumrefugio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olha já emprestei muito
    pra muitas pessoas,mas como você uns voltavam em estado deplorável enquanto outros simplesmente sumiam do mapa. Perdi as contas de quantos exemplares tive que repor na minha prateleira e o pior tudo saindo do meu bolso,porque as pessoas danificam o livro e não tem coragem de reembolsar o prejuízo. Hoje só empresto pra uma unica pessoa, isso porque ela devolve da mesma forma que emprestei, e também porque ela me empresta os livros dela rsrs.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já emprestei á algumas pessoas, s[o tive um histórico ruim, que foi o livro: Água para elefantes, caramba com a capa original, ainda não era filme, até hoje não o vi, A pessoa ficava enrolando até que se passou três anos se devolve-lo. Acho que o segredo é, emprestar um e pegar um de volta da pessoa, e principalmente ver o estado que o da pessoa está. Aprendi a emprestar, pegando um da pessoa também após esse histórico, até os dias de hoje não tive mais problemas.
    Até mais.
    http://desventuras-em.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu concordo totalmente, mas sempre existe um mas, né? Apesar de muitas pessoas não se sensibilizarem nem um pouco com a sua preocupação, tem também quem sabe cuidar bem dos livros e dá a merecida importância a eles. Eu já emprestei para os dois tipos de pessoa, e já aprendi a lição. Só empresto para quem confio. ^^'

    Beijinho, Mallú
    semclichesporfavor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Emprestar livro é uma questão meio tensa... Eu costumo emprestar e agora estou exigindo um seguro de vida - em troca do meu livro, você me empresta qualquer um que eu quiser, caso aconteça algo, o seu livro é meu e o que te emprestei, mesmo que em estado deplorável, volta para minha mão.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi Raquel *-*
    Bom, eu não empresto meus livros, são raras (raras mesmo) as pessoas que eu confio em deixar meus bebês. Já aconteceram muitas coisas comigo a respeito de empréstimos, pessoas que não devolveram, que rasgaram, amassaram, sujaram. Pessoas que eu confiava, sabe?
    A partir dai criei um bloquei com relação a emprestar. Portanto, emprestar livros é algo completamente complicado.
    Adorei o post.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Eu até empresto para 5 pessoas especificas, porque até agora não me deram problemas com os livros, mas sempre que empresto já aviso estragou vai dar outro. Recentemente fui dar um confere nos meus livros e vi que estão faltando bem uns 10 e quem diz que eu lembro pra quem eu emprestei? Mas o que mais me doeu foi o Harry Potter e O enigma do príncipe que paguei 64 reais na época e assim que eu acabei de ler e minha irmã pediu emprestado, ( não estamos falando de uma criança e sim de uma mulher de 40 anos ), o livro simplesmente voltou com a capa descolada inteira. E o pior em vez de admitir que foi ela, disse que já tinha pego assim, sendo que a unica pessoa que tinha lido era eu.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Já emprestei alguns livros para uma amiga e quase perdi a amizade!
    O livro voltou sujo e com outros danos.
    Sou cuidadosa demais e acho que o mínimo que a pessoa tem que fazer é tomar cuidado com aquilo que ela pega emprestado dos outros.
    Se eu cuido do meu, com certeza vou cuidar muito mais do que não me pertence.

    BjO
    http://www.the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu empresto para poucas pessoas, junto vai uma lista de regras básicas, se não devolvem igual não empresto mais.

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto de emprestar meus livros, mas tem que saber pra quem emprestar, se eu emprestei uma vez e a pessoa nao teve cuidado não empresto mais, até mesmo porque eu tenho cuidado com livros emprestados, outra coisa que eu não gosto é a pessoa demorar pra devolver, mas isso a gente não pode prever, ja passei por situações desagradaveis qnd emprestei livros, hoje só empresto pra selecionados =/
    beijoos

    http://leitorapaixonada19.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. eu já emprestei meus livros, em uma ´poca boa da minha vida sauhasuhas mas agora sou má pq o pessoal não sabe cuidar e nem adianta esse troço de não generalizar sabe
    eu acho que o pessoal tem que criar vergonha na cara e ir comprar seus próprios livros ou pegar na biblioteca.

    ResponderExcluir
  14. Eu não empresto pra qualquer pessoa! Não é todo mundo que tem cuidado com os livros, infelizmente!
    As vezes, empresto pra uma amiga que estuda comigo, ou minha melhor amiga, ai sim... Sempre devolveram belezinha, mais morro de ciúmes dos meus livros, muito ciumes mesmo, enfim...

    Beijos,
    www.ps-carpediem.blogspot.com/ passa la :)

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Eu realmente gosto de emprestar meus livros, mas é claro que não é para qualquer um. E também gosto que me emprestem livros, já que não posso comprar tudo o que quero. O importante é ter cuidado sempre!

    Beijos
    David - Só mais um leitor

    ResponderExcluir
  16. Olá Raquel!
    Eu empresto meus livros sim, mas sempre com aquele recdinho ameaçador, sabe? Então, as pessoas que empresto são minhas primas então já sabem que devem tomar muito cuidado comeus filhos!
    Graças a Deus nemhum veio com mosquito morto nem nada! Odeio qando vem com orelhas e marcas de quando escrevem em cima do livro, isso me mata aí já deixo avisado que não vou emprestar mais! Poxa é triste ver um livro todo marcado!!
    E você não louca está zelando pelo seu patrimonio!! haha..
    Adorei o texto!!

    Beijos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Por mais que falem ao contrario, eu não consigo emprestar os meus livros!!
    sou neorotica, odeio livro amassado, e quase morro quando vejo alguem marcando a pagina com a orelha do livro!
    Não empresto tbm, pq já tive pessimas experiencias.

    ResponderExcluir
  18. Eu raramente empresto o meu, as vezes falo: quando vc quiser eu empresto... (mas com vontade de não emprestar kkkkk)
    As vezes é inevitável! A menina aqui do prédio ficou 1 mês com o livro e nem leu, ia na casa dela e via o livro ali no cantinho, sem cuidado algum, chega dava vontade de pegar e pronto!
    Prefiro não emprestar! kkk

    ResponderExcluir
  19. Sinceramente? Não gosto de emprestar... tem gente que até toma cuidado mas tem uns que pelo amor de Deus! O problema é que quem cuida sai prejudicado :/

    ResponderExcluir
  20. Nós que somos leitores assíduos, gostamos de ver todos os nossos livrinhos bem novinhos e quietinhos na nossa estante, né?!?!
    Pois bem, lembro-me que fui convertido através de livros emprestados. E por esse motivo, eu empresto. Mas antes, já passo logo todas as coordenadas de como a pessoa deve cuidar dele. Nesse momento, tenho 6 livros emprestados, e confio nas 3 pessoas que estão com eles.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  21. Também tenho trauma só empresto ora minhas amigas mais íntimas. Como os pra escola lendo, na van, uma menina q ia comigo pediu Crepúsculo e Diários de Um Vampiro emprestados, eu de super boa vontade emprestei. Recebi Crepúsculo, com palavras riscadas a caneta( coisa q eu não faço não meus livros) e com os laterais sujos, Diárias do Vampiro a menina sumiu com meu livro. Também emprestei Querido John e voltou todo sujo e com orelha. Caramba, eu guardo meus livros enrolados em plástico pra não pegarem pó e ficarem limpinhos. Depois disso só pra super amigos. Traumatizei!!!

    ResponderExcluir
  22. Empresto só para pessoas confiáveis tem 2 livros meus que nunca foram devolvidos e não adianta pedir, apessoa da uma desculpazinha. Estou cansada disso por restringi meus empréstimos.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar e volte sempre !