O Projeto Rosie, por Graeme Simsion

09 julho 2013

O Projeto Rosie, por Graeme Simsion
Record, 320 páginas (parceria) 
Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontrá-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado... e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.
Após ler uma resenha aleatória fiquei meio receosa de não gostar do livro, mas me surpreendi com a forma que o mesmo me cativou.
Don é professor do departamento de genética, ele tem 39 anos e um problema de interação pessoal. Ele tem apenas dois amigos, Gene e Claudia, um casal que lhe ajuda sempre que possível. Quando Don tem a fabulosa ideia de desenvolver o Projeto Esposa eles são os primeiros a saber, seu questionário é rígido e ele espera encontrar a mulher perfeita, que não fume, que não seja vegetariana, que não seja matematicamente analfabeta, que não tenha preferência com sorvete e etc.
Várias mulheres respondem ao questionário, mas nenhuma compatível, ele até sai com uma ou outra, mas descarta quando vê algo que lhe desagrada. O inesperado acontece quando ele passa os questionários para Gene; Rosie entra em sua sala e a primeira coisa que ele pensa é que ela respondeu o Projeto Esposa e a convida para jantar, o encontro não sai como planejado e logo ele nota que ela não é adequada, Rosie fuma e é praticamente vegetariana. O plano de Don era não ver mais Rosie, mas ele acaba se interessando pelo problema dela, ele decide ajudá-la a encontrar o pai verdadeiro, começando então o Projeto Pai.
A busca pelo verdadeiro pai de Rosie é complicada, e o que eles fazem para conseguir o DNA de um e de outro é arriscado e engraçado. Os dois formam uma boa dupla e logo Don aprende a lidar com os problemas de Rosie e ela também se acostuma rápido com o jeito estranho dele, afinal Don não é como os outros homens ele não fala e nem age normalmente, além de ter hábitos peculiares com os horários e os alimentos.
Criamos empatia rapidamente com os personagens. Até mesmo com Gene que tem um casamento aberto com a esposa e por isso aproveita o acordo para poder ter relações com moças de diferentes países e estados, traindo Claudia. Claudia também é uma mulher incrível e uma ótima amiga para Don, ela o escuta e lhe dá conselhos enquanto tenta criar forças para continuar com o marido. Têm também os dois filhos do casal Eugenie e Carl, que não foram bem desenvolvidos, e também não acho que seja necessário, mas dá para ver que são bons filhos.
Também conhecemos Daphne uma grande amiga de Don que sofre de Alzheimer e está em uma clínica, é tão linda a amizade deles e triste ao mesmo tempo.
Apesar de Don não ser o tipo convencional de personagem, me identifiquei com ele e foi muito interessante ver o crescimento dele. A leitura fluiu de forma dinâmica, a trama é sólida e os personagens possuem um perfil delineado. Ainda que Don tenha uma forma mais rebuscada de falar não tive problemas para compreender, já que todo o livro é narrado por ele.
Me encantei facilmente com Rosie, a desajustada. Como ela não era o que Don pedia no questionário, era frequente ele ficar buscando algo que se encaixasse com o mesmo nela. Mas como Rosie nem sequer respondeu o questionário fica claro que ela não é o que ele procura.
O Projeto Rosie é um romance abrangente que rendeu boas risadas, também aprendi alguns fatos com Don e aprecio bastante livros que me fazem ir além da história, que me fazem questionar as coisas e pesquisar.

No geral o livro me agradou bastante, a diagramação apesar da fonte pequena não me incomodou e a capa é apaixonante, os desenhos tem ligação com a trama e dão um toque único a capa. Super recomendo!

Melhor quote:
- O relógio – explicou ela. – “Preciso de um minuto” e você começa a cronometrar. Don não morreu. (Página 292)

37 comentários:

  1. Oie :)

    Nossa eu estou morrendo de vontade de ler esse livro acho que combina demais comigo, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá )

    ResponderExcluir
  2. Quando um livro tem muita divulgação em cima, fico até meio desconfiada em ler. Mas esse parece ser realmente bom. Fiz até o teste pra saber se eu era compatível hehehehehe. Que bom que você gostou.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei um pouco receosa por conta da divulgação, mas a leitura é agradável Sil. Leia!

      Excluir
  3. Primeira resenha que leio do livro *-*
    Estava muito curioso para saber mais sobre ele, e ele me parece ser muito legal. Me lembrou um pouco o livro Teorema Katherine. Mas logo vou adicionar na minha estante ;D
    Adorei a resenha. Até mais!
    http://blogsonhoselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa amiga já resenhou O projeto Rosie? Caramba!
    Fiquei aqui pensando com sua resenha e todas as coisas que vc contou sobre o Don e Rosie, é tão estranho isso... Quando vc mais procura alguém perfeito é exatamente o oposto que cai nos nossos braços.
    Acredito sim que vc deva ter se divertido com o livro, pois só a temática dele já é inusitada, imagina o enredo completo?
    Gostei do seu texto e com toda certeza fiquei curiosa pra conhecer essa história, pq de inicio achei que ia se centrar apenas no romance do Don com a Rosie, mas vejo que tem algo muito mais além, essa questão dele querer encontrar o pai dela e a parte que vc diz que a fez pensar. É tão bom quando um livro nos proporciona algo a mais que apenas o entretenimento neh? Adoro!
    Bjokas querida!

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me diverti bastante com a leitura, Gil. Pensei a mesma coisa sobre encontrarmos alguém perfeito que seja bem compatível com a gente e geralmente acabarmos com o oposto kkkk
      O romance em si já é ótimo, o livro todo foi um prato cheio pra mim, por isso recomendo!

      Excluir
  5. Juro que não imaginava que o livro era assim gostoso de se ler. Fiquei agora com vontade de conferir a história e saber como que tudo vai terminar.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  6. Este livro chegou faz alguns dias aqui em casa e eu sem mesmo ler a sinopse, só pela capa, já fiquei animada com a leitura. Depois de namorar a capa eu fiquei ainda mais animada. Sua resenha ficou ótima. Espero gostar do livro também. Parece ser muito fofo *-*

    Beijos ♡
    comoumrefugio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Raquel!
    O livro tem um tema interessante e bem peculiar, que me dá vontade imensa de ler. Risadas? To precisando desse livro assim então rs Acho que esse será um romance que eu vou ler e vou adorar, to sentindo isso já. A capa é fofa, e acho que a fonte é pequena pra render mais história em menos página, uma economia, digamos!
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela resenha Raquel! Estou ansiosa para ler O Projeto Rosie! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  9. Não dava nada pela capa e pela sinopse dele, mas sua resenha me convenceu de verdade. ahuhuahauhaua
    Agora eu PRECISO ler o livro!!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oie linda, tudo bem?
    Eu devo ter passado mais cedo em seu blog, mas fui muito breve, mas voltei aqui para ler seu post e li sua resenha sobre o livro. Eu sinceramente não o conhecia, mas a estória me parece ser bem interessante, mas infelizmente não faz muito meu gênero de leitura. Ele deve ser bom e posso até um dia a chegar a ler, pois não gosto de julgar sem antes ler sabe ? As vezes podemos achar uma coisa e é outra...Enfim...Gostei de tudo que vc disse sobre o livro, pois deu para entender perfeitamente. Principalmente porque você foi bem objetiva no que escreveu =] Parabens linda e me desculpa qualquer coisa.

    Se cuida e fica com Deus querida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adorei a capa desse livro, não conhecia ainda, e fiquei encantada com tudo o que você falou, eu necessito urgentemente desse livro. *---*
    Gostei do fato de você dizer que ele vai além da história, adoro livros que me fazem pensar depois.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. cara eu necessito desse livro
    vou comprar o ebook assim que der.
    tipo eu fiz o teste e deu que eu deveria ser uma rosie pq eu fumava ashuuhhu
    ok eu fumo mesmo
    mas enfim fiquei encantada com algo que nao sei explicar e depois de ler sua resenha
    tenho certeza que vou amar o livro

    ResponderExcluir
  13. Que ótima resenha, Raquel! Uma das mais lindas que você já fez. A história me atraiu ainda mais com a crítica tão bem feita, deve ser um livro ótimo mesmo.
    Eu quero \o
    Aceito de presente e aceito também troca. kkk
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Que ótima resenha, parabéns
    Achei a história meia confusa, muitos personagens...Mais só lendo mesmo pra saber, curti que tem uma pegadas engraçadas.
    Foi pro desejados *-*
    Um Beijo, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia esse livro, mas parece ser bom
    Ainda mais com essa linda capa

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oie
    esse livro chegou de surpresa aqui, mas ainda não li...na dúvida se iria gostar ou não, mas pela sua resenha vejo que faz muito meu estilo, e com certeza será uma boa leitura.
    bjos

    ResponderExcluir
  17. Normalmente é um livro que ia achar meio xoxo, mas algo nele me encantou e pela sua resenha vale a pena a leitura.

    ResponderExcluir
  18. Olá Raquel!
    Estou lendo esse livro no momento, estou no inicio ainda mas estou gostando, o Don é bem engraçado, e acabei de conhecer a Rosie e um pouco de sua história. Estou bem curiosa para continuar!! Espero não me decepcionar! A capa é linda e mito fofa!!

    Beijos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Nossa, se dependesse da sinopse eu nunca leria esse livro!
    mas sua resenha me conquistou, preciso desse livro!! hahahah

    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  20. Gostei demais de sua resenha Raquel. EU adorei esse livro, desde a capa até a sinopse, que foi o que li primeiro, claro.
    Fiz o teste e não passei, não sou compatível com Don, fiquei feliz, porque né... os opostos se atraem...rsrs
    Obrigada pela dica de leitura.
    Beijos
    Viviane
    RR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Vivi, os opostos se atraem e é isso que fala no livro!
      De nada, espero que ao ler você também aprecie a leitura. Beijo.

      Excluir
  21. Hello galerinha,
    É a primeira resenha que leio sobre esse livro, fiquei tão curiosa que estou participando da promoção.
    A capa também me deixou curiosa...
    Estou louca pra conhecer esses projetos de esposa e pai.
    XOXO
    Gaby
    http://gabriellasm-1993.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Nossa Raquel amei este livro(hahahahahahahaha).É o tipo de leitura que procuro,aquela comedia romântica.
    A Rosie de cara me conquistou com seu leito maluco e inesperado.E as risadas que você garantiu,nossa,eu amo!
    Já o Don...bom não sei o que pensar dele,neste exato momento(hahahahahaha).

    PS:Acho que vou participar desta promoção,hei!!!!!!!

    Parabéns pela resenha flor!!!!!!

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso Ana, uma boa comédia romântica! O Don é um personagem difícil, mas você vai se encantar por ele também kkk
      Participa e boa sorte querida.

      Excluir
  23. É a primeira resenha que leio desse livro e não sabia muito o que esperar, mas além de tudo, parece ser um livro divertido e acho que só por isso já vale a pena encarra essa leitura.

    ResponderExcluir
  24. Eu amei a capa *--*
    Estou louca pra ler esse livro, parece ser daqueles que nos proporciona uma leitura super leva e agradável!
    Amei a resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Nossa! Gostei desse livro, mais um desejado por mim! Espero lê-lo logo! Gostei do que o professor faz, da ideia dele hehe. Lembrei até um pouco de Teorema Katherine, mas só um pouco rs. Assimilei projeto - anagrama, só msm. Parece ser bem interessante, pois ele cria esse projeto procurando uma mulher, que bacana isso! E ainda esse teste aqui ahahahaa Capa super fofa tbm!

    ResponderExcluir
  26. Esse livro parece ótimo mesmo, quando vi o seu lançamento não sabia o que esperar, mas quando vi as resenha saindo me interessei muito, gosto de livros assim divertidos, sem falar que adoro quando é o homem que narra, é tão diferente, acho mais sério, com humor inteligente, não sei explicar. Hum.. vai gostar logo de quem não se encaixa no projeto ne? rssr mas ela parece bem legal, só não curti muito o casal ai do relacionamento aberto, parece que a Claudia sofre...
    Bem, espero ler em breve e também gostar.
    Bj

    ResponderExcluir
  27. Olá,o livro me parece muito legal,já vi algumas resenhas que elogiam bastante o livro,quero bastante lê-lo.bjs

    ResponderExcluir
  28. Muitas resenhas elogiam esse livro e cada vez que eu leio mais uma, fico mais curiosa.
    Parece ser um livro ótimo, apesar de quando vi não esperava muito dele.
    Espero ler esse livro logo

    ResponderExcluir
  29. Olá,tudo bem?
    Já li muitas resenhas sobre este livro e a cada resenha fico mais apaixonada pelo livro.Já estou louca para lê-lo.
    Bjs!
    http://pocketlibro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Adorei essa história do cara certinho e com um projeto da sua mulher ideal e encontrar alguém que não se encaixa. Mas o amor não tem 'encaixes', não escolhe por padrões... quero ver os dois se apaixonando e como um vai influenciar na vida do outro!

    ResponderExcluir
  31. Torcendo pra ter esse livro logo, deve ser muito bom rir um pouco com o Dom, onde já se voiu ninguém é perfeiro e fiz o teste que a editora fez, claro que não sou compativél, rsrsrrs
    Achei a capa muito fofa já tinha visto na livraria.

    ResponderExcluir
  32. A historia parece hilaria, adoro esse genero e será o primeiro que vou ler escrito por um homem, com certeza é diversão na certa...Adorei a capa, é tão simples e linda ao mesmo tempo e fiquei feliz por saber que todos os personagens são cativantes, com certeza uma ótima opção pra quem gosta de boas risadas, adorei a resenha!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar e volte sempre !