A história é real

06 agosto 2013

Oi viajantes! A Marcela Freitas sugeriu na página do blog no Facebook que eu falasse sobre livros que são baseados em fatos reais. Fui correndo procurar, já que não me lembrava de já ter lido algum. Encontrei várias livros, e decidi falar dos mais recentes.

O selo Única publicou Garota, Interrompida, história que também já foi parar nas telinhas. O livro é baseado na experiência real da própria autora, a Susanna Kaysen; em 1967 uma jovem de 18 anos que é internada em um hospital psiquiátrico por dois anos, trancada com outras garotas da sua idade cada uma com um distúrbio diferente. Após ler algumas resenhas fiquei curiosa para conhecer a história de Susanna, na maioria das resenhas que li há um questionamento sobre a hospitalização dela. (Skoob)
“As pessoas me perguntam: como você foi parar lá? O que querem saber, na verdade, é se existe alguma possibilidade de também acabarem lá. Não sei responder à verdadeira pergunta. Só posso dizer: é fácil.” – Quote.
Estou com Indomável em minhas mãos, uma leitura que me agradou muito como já disse na resenha. O livro conta a história de Nick Vujicic palestrante motivacional e diretor de uma organização que ajuda a difundir a mensagem de esperança em Cristo. Um exemplo de motivação e inspiração para muitos, Nick mostra como é possível e como não é difícil superar desafios e realizar sonhos. As poucas palavras me tocaram e me fizeram pensar em minhas atitudes e em qual seria o meu propósito na terra. (Skoob)

“Apesar de ter muitos amigos e de ser popular na escola, houve pessoas que me atormentaram. Mais de uma vez me deparei com momentos de crueldade. Apesar de meu otimismo natural e espírito determinado, cada vez mais percebia que jamais me pareceria com os outros, nem seria capaz de fazer todas as coisas que as pessoas com corpos normais fazem.” Quote.

Meu pé de laranja lima é um livro clássico, e ele também é baseado na infância do autor José Mauro de Vasconcelos. Recentemente adaptado para os cinemas, a história fala da infância de Zezé que tinha uma família grande e muitas dificuldades financeiras, carente de atenção e carinho digna de todas as crianças. Seu grande amigo surge ao se mudar com a família, um pequeno pé de laranja lima com quem ele conversa e desabafa. Um livro ora triste ora alegre que já emocionou muitos leitores. Uma leitura emocionante e muito recomendada! (Skoob)
Quem não ficou louco com o Para Sempre ano passado? O romance de Kim e Kricktt Capenter me fez chorar. Um acidente de carro em 1993 dois meses após o casamento do casal deixou um ferimento grave na cabeça de Krickitt, o coma durou por várias semanas, mas o pior estava por vir. Ao despertar parte da memória dela havia sido perdida, ela não se lembrava do marido e de nenhuma situação que havia passado com ele. Essa também é uma história real, um acidente que aconteceu há dezoito anos, um acidente que modificou a vida deles, mas que o amor superou. Atualmente eles são casados e tem dois filhos, o porém é que ela não recuperou a memória. (Skoob)

Marley e Eu você provavelmente já leu ou já viu o filme. Baseado na vida de John, um jornalista recém casado e do “pior cão do mundo”. Para que Jenny, sua esposa, aprenda a cuidar de coisas vivas John compra um labrador amarelo, Marley um cãozinho sapeca que não gosta de ficar sozinho e quando fica destrói tudo, incomoda e enlouquece. Este é outro livro/filme que já fez muitos chorarem, emocionante, triste e divertido. Depois que meu livro nunca mais retornou para mim, o que restou foi ver a adaptação, quase chorei com o final porque mesmo que Marley não seja um cão nosso, nos apegamos e a história é linda. (Skoob)
Outro romance baseado em fatos reais é o Caçador de Pipas, escrito pelo afegão Khaled Rosseini, esse é um livro emocionante que me fez chorar e ficar com raiva, um misto de emoções comovente. O romance conta a história de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade com vidas diferentes no Afeganistão na década de 70. Amir é rico, um pouco covarde e busca a aprovação do pai porque se sente culpado pela morte da mãe no parto; já Hassan é conhecido por coragem e bondade, mas não sabe ler nem escrever. Loucos por histórias antigas, filmes de caubóis americanos e pipas. Com o tema principal na amizade deles o autor consegue nos comover. Medo, raiva e tristeza estão presentes na trama e é realmente diferente você olhar e ver que essa não é apenas uma história fictícia, mas uma história real. (Skoob)
“De todas as dificuldades que uma pessoa tem de enfrentar, a mais sofrida é sem dúvida, o simples ato de esperar.” – Quote.

Fiquei tão empolgada para escrever sobre os livros, espero que tenham gostado e mesmo sem ter lido a maioria eu recomendo todos. Também gostaria de sugerir Memórias de uma gueixa, um dos romances mais lindos que já li que também é baseado em fatos reais. Tirando Indomável, todos tem adaptações para as telonas e são ótimos filmes.
Quem quiser sugerir algum assunto, por favor, não tenha vergonha, sugira. 
Beijinhos Raquel.

14 comentários:

  1. Que bacana Não sabia que Meu pé de laranja lima também era uma história real,adorei saber :D

    beijos.
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Dos que você citou já li Para Sempre, Marley e Eu, O caçador de pipas e Memórias de uma gueixa. Todos muito bons. Engraçado quando as pessoas leem os livros e não sabem que a história é baseada em fatos reais. Uma vez li uma resenha que a pessoa falou que não gostou do final de Memórias de uma gueixa, que o autor podia ter mudado. Fiquei de cara.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Sil, não tem como mudar final, nem toda história tem um final feliz. Fiquei de cara também.

      Excluir
  3. Não sei porquê, mas odeio livros baseados em histórias reais. Eles me dão sono.

    http://fakereader.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu já li Para Sempre, e fiquei muito comovida com a história. Não vi nenhum desses filmes. Marley e Eu eu corro, porque história com bicho não é para mim, choro horrores, nem gosto de ver.
    Muito bom seu post.
    Beijos!

    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amei o post Raquel! Estou ansiosa para ler Para Sempre! Assisti o filme, que por sinal é muito lindo! Já li Marley e Eu e Memórias de Uma Gueixa e amei! Os filmes também são maravilhosos! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Raquel!
    Adorei o post! Ah Marley e Eu, já perdia as contas de quantas vezes já vi o filme e sempre que vejo me emociono muito, sou apaixonada por cães! Tenho um livro do Nick Vujicic aqui e tenho muita vontade de ler, parece ser uma história ótima e uma lição de vida e tanto!
    Também tenho curiosidade em ler Garota, Interrompida!
    Parabéns pelo post flor!!

    Beijos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que Marley e Eu e O Caçador de Pipas eram baseados em história real. Adorei o livro Meu Pé de Laranja Lima *--* Até chorei no fim.
    Garota Interrompida é bem legal também e Para Sempre também é bem marcante.
    Ótima postagem

    ResponderExcluir
  8. Oi, Raquel!
    Bom, eu não sabia que algumas dessas histórias teriam sido inspiradas em fatos reais. Gostei muito do post. Para Sempre eu nem imaginava, sério! Mt triste, mas é assim que rende boas histórias.
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Já li alguns dos livros citados O caçador de Pipas foi o mais marcante, pois nunca tinha lido um autor tão aberto e ao mesmo tempo sério, nossa o estilo de escrita é super novo. Marley e Eu, li e assisti o filme, uma mistura de comédia e realidade que prende a gente até o fim. Os outros não li ainda( vou anotar para próximas leituras) mas acrescento a lista um que li e gostei muito: O diário de Anne Frank. Precisei ler 3 vezes em fases diferentes para compreender bem a história: 12, 20 e 26 anos.

    Angela Lira

    http://ahistoriadejulia2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Recebi ontem Garota, Interrompida estou doida para ler!

    ResponderExcluir
  11. Oie,

    Marley e eu é tudo * *

    Mega fofo, amo !!!

    Tenho Para sempre em casa, espero assistir em breve :)

    Oie,

    Achei linda a capa desse livro e sua resenha me deixou curiosa, caso tenha oportunidade vou tentar lê-lo.

    Beijus

    Renata Sara

    http://amordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Amiga que post super bacana heim! Gostei demais...
    Dos livros citados, li a maioria. Meu pé de laranja lima, Marley e Eu e O Caçador de Pipas me fizeram chorar muito... fiquei tão conectada com as histórias, que foi bem difícil retomar as leituras depois desses livros.
    Curti muito Para Sempre e quero assistir ao filme. É uma história bem tocante tmbm. Sobre os demais, vou aderir às suas dicas e conferir futuramente.
    Bjokas amiga...

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  13. Amei " meu pé de laranja lima " linda história !!! Amei a postagem parabéns

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar e volte sempre !