As Irmãs Brontë

25 setembro 2013

Olá people!
Tudo bem com vocês?
Ao ler Nada é Para Sempre, Sarah citava muito o livro Jane Eyre. Fiquei muito curiosa, achei que fosse alguma autora que eu, leiga, não conhecia. Então fui pesquisar e descobri que é na verdade uma obra de Charlotte Brontë. Eu sabia que a queridinha Emily Brontë tinha irmãs, mas nunca havia parado para ler algo a respeito. Resolvi trazer essas informações para vocês!

Filhas de Maria Branwell e Patrick Brontë - um pároco de aldeia - e criadas numa região rural da província de Yorkshire na Inglaterra. Eles tiveram seis filhos, porém Maria e Elizabeth vieram a falecer devido as condições do internato em que foram mandadas.
Os irmãos (Anne, Emily, Charlotte e Branwell) criavam terras imaginárias em suas brincadeiras que aparecem nas histórias que eles escreveram, Charlotte e Branwell escreveram histórias byronianas sobre o país que tinham inventado, e Emily junto de Anne escreviam artigos e poemas sobre Gondal, o país que também tinham inventado. Quando Charlotte descobriu os poemas de Emily quis publicá-los junto com os seus e os de Anne, publicaram em uma pequena editora em 1846 com a herança da Tia Branwell e foram vendidos apenas dois exemplares. As irmãs não desanimaram e começaram a escrever sua narrativa.
Charlotte foi a primeira a publicar Jane Eyre, sob o pseudônimo de Currer Bell. Foi professora em Roe Head colégio onde estudou, e também governanta na casa de famílias do Yorkshere. Ensinou inglês num internato em Bruxelas onde apaixonou-se por Constantin Heger, dono do internato casado com Claire Zoé Parent Heger. Após voltar para casa usou partes da sua experiência no internato para escrever duas de suas obras. Casou-se com Arthur Bell Nicholls, o coadjutor do pai e ficou grávida pouco depois do casamento. Além de Jane Eyre escreveu: O Professor, Villette, Shirley, O Feitiço, e a novela “The Green Dwarf” com o pseudônimo de Wellesley.
Jane Eyre publicado inicialmente sob o pseudônimo masculino Currer Bell tornou-se um dos romances mais lidos da literatura universal, vencendo em reedições de autores mais prestigiados da época. Tendo duas versões cinematográficas, uma inglesa e uma americana além de uma grande superprodução da televisão BBC inglesa. O romance também inspirou o inicio de um movimento feminista na literatura.
Não gostávamos da ideia de chamar atenção, por isso escondemos nossos nomes por detrás dos de Currer, Ellis e Acton Bell. [...] Tínhamos a vaga impressão de que as escritoras são por vezes olhadas com preconceito e tínhamos reparado como os críticos por vezes as castigam com a arma da personalidade e as recompensam com lisonjas que, na verdade, não são elogios.disse Charlotte.
Emily Brontë é a irmã do meio, escritora e poetisa britânica famosa pela obra O Morro dos Ventos Uivantes, atualmente considerado um clássico da literatura mundial. Escrevia sob o pseudônimo masculino Ellis Bell. Sua obra foi publicada quando Jane Eyre já estava na segunda edição, e o livro foi mal compreendido na época, devido ao clima tenso na história. Era tímida e introvertida e passava a maior parte do tempo em casa sozinha já que os irmãos estavam no colégio, tentou ser professora em Haworth, mas sua timidez a impediu. Foi professora de música em Bruxelas onde Charlotte também lecionou, porém a tia veio a falecer e ambas voltaram para casa, a irmã voltou com um posto de professora no internato, mas Emily não. Ela morreu aos trinta anos em 1848 com tuberculose, no mesmo ano morreu o rimão Branwell com bronquite crônica devido ao abuso de álcool.
Amo o chão que ele pisa, o ar que respira, tudo quanto toca e tudo quanto diz. Amo todos os seus olhares e todos os seus gestos, amo-o todo inteiro, completamente. É ele que me mantém viva. Se tudo mais o perecesse e ele ficasse, eu continuaria, mesmo assim, a existir, e se tudo mais ficasse e ele fosse aniquilado, o universo se tornaria para mim uma vastidão desconhecida, a que eu não teria sensação de pertencer. - Cathy, O Morro dos Ventos Uivantes.

Anne Brontë a mais nova das três irmãs, poetisa e romancista britânica usava o pseudônimo Acton Bell. Morreu aos 29 anos e legou as obras: A Moradora de Wildfell Hall, Agnes Grey e A Preceptora.
Todas elas morreram de tuberculose muito cedo, sendo Charlotte e o pai os únicos sobreviventes da família, está morreu com o filho que esperava aos 38 anos com a mesma causa das irmãs.

Essas irmãs eram muito talentosas, eu li apenas O Morro dos Ventos Uinvantes e confesso a vocês que o livro e o filme (o mais recente) não me agradaram, porém vocês não devem considerar apenas a minha opinião, afinal são muitos os leitores deste romance e são muitos os fãs. Peguei Jane Eyre para ler, logo mais terá resenha por aqui.

Vocês conheciam a história delas? Já leram algum dos livros citados, ou viram as adaptações? 

6 comentários:

  1. Oi Raquel!

    Confesso que a Anne eu não conhecia. Não li nenhuma das irmãs, mas Jane Eyre está minha lista de desejados e O Morro dos Ventos Uivantes em minha lista de leituras. Também não vi nenhuma adaptação dos livros. Tenho interesse maior em ler Jane Eyre, confesso. Adorei a postagem.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Raquel, amei sua postagem. Eu tentei comprar Jane Eyre e nunca conseguia. Daí fui na livraria aqui em Cusco e tinha, comprei em espanhol!
    Beijinhos doces princesa!
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou lendo ele em ebook, mas estou gostando tanto que vou querer comprar depois. Espero que eu encontre aqui!
      Beijinhos pra você também *)

      Excluir
  3. O morro dos ventos uivantes é um livro sensacional, gosto muito mesmo, é um romance doentio e denso, mas te arrebata, almas torturadas e pessoas marcadas. Que irmãs talentosas. Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Tenho um certo probleminha com esse tipo de livros. Li 'O morro dos ventos uivantes' e não me interessei por nada dele durante a leitura. Podem me xingar, porque sei que é um CLÁSSICO, mas não consegui. Acho que não me interessaria por nenhuma irmã de Emily. KKKKKKKKKKKKK

    Beijão,
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  5. Que família pródiga! AHAUAHUA XD Três irmãs talentosas. :D

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar e volte sempre !