Trono de Vidro, por Sarah J. Maas

16 outubro 2013

Trono de Vidro – Throne of Glass #1, por Sarah J. Maas
Galera Record, 392 páginas (Parceria)
Nas sombrias e sujas minas de sal de Endovier, uma jovem de 18 anos está cumprindo sua sentença. Celaena é uma assassina, e a melhor de Adarlan. Aprisionada e fraca, ela está quase perdendo as esperanças quando recebe uma proposta. Terá de volta sua liberdade se representar o príncipe herdeiro em uma competição, lutando contra os mais habilidosos assassinos e larápios do reino. Endovier é uma sentença de morte, e cada duelo em Adarlan será para viver ou morrer. Mas se o preço é ser livre, ela está disposta a tudo.

Depois de tentar engabelar Celaena Sardothien, Chaol Westfall, o capitão, a leva até o príncipe, Dorian Havilliard. A proposta é clara: se ela for a campeã da competição e trabalhar por mais quatro anos como assassina do rei terá sua tão sonhada liberdade. Mas não é tão simples quanto parece. Apesar de Celaena ser habilidosa, esperta e inteligente ela tem adversários aparentemente a sua altura. Sob o teto do rei ela tem tudo os vestidos mais belos, a mesa farta e uma escolta de guardas para todo passo que dá.
A beleza da jovem atrae olhares por onde passa, até mesmo o príncipe herdeiro fica encantado, mas Chaol não acha que uma aproximação entre os dois seja prudente, afinal ela é uma assassina, ou seria ciúmes? Sua inteligência e simpatia também chamam a atenção da princesa de Eyllwe, Nehemia Ytger, e logo se tornam amigas. Kaltain Rompier que quer conquistar o príncipe logo vê Celaena como uma inimiga, as duas não se dão bem, mas a moça também precisa se preocupar com o duque Perrigton que a está cortejando.
A data estipulada pelo rei se aproxima, durante meses o treinamento e as provas a acompanham, ela conquista aliados, Nox e Pelor, mas também um grande inimigo, Cain. E no meio dessa competição algo muito misterioso está a sombra; competidores são encontrados mortos com partes dos órgãos retirados, sangue esparramado e marcas de Wyrd.
Com mistério, humor e romance somos envolvidos nessa trama eletrizante de Sarah. Eu não tinha lido sobre esse livro, nem sinopses nem resenhas, por isso não sabia muito o que esperar, as minhas expectativas que eram poucas foram surpreendidas. Eu gosto muito de estórias que falam de magia e que tenha reinos e logo me vi angustiando para saber mais.
Como é o primeiro livro, muitas pontas ficaram soltas e a ansiedade foi tanta que eu logo queria acabar para ver se minhas duvidas seriam sanadas, mas a autora nos deixa a ver navios no final.
A personalidade forte de Celaena me encantou, desde o inicio me assustei com essa fama que a acompanhava “A assassina de Adarlan”, fiquei imaginando o que a levou à isso e como ela se sentia. Para uma moça de apenas dezoito anos ela possui uma maturidade, inteligência e sagacidade surpreendentes. Os diálogos com ela sempre possuíam uma pitada de sarcasmo sobressaltando o leitor com a sua língua afiada e sempre pronta para uma boa resposta.
Dorian me fez soltar suspiros, o rapaz mulherengo ficou “enfeitiçado” pela beleza e pela lábia de Celaena. O príncipe que era bem diferente de seu pai (bruto e pretensioso), era calmo e apesar de não concordar com as atitudes do pai e as sugestões da mãe não os questionava.
Chaol me deixou dividida, tive sentimentos de amor e ódio com ele, ora tratava Celaena com simpatia e ora com grosseria, e quando ficou subentendido que ele estava completamente fisgado ele saiu de cena.
Nehemia e Kaltain também merecem destaque, as duas com suas personalidades distintas tiveram papeis importantíssimos na trama. Enquanto Nehemia estava completamente absorvida nos problemas de seu reino e de seu povo, Kaltain queria arrumar uma maneira de chegar até o príncipe e tomar o seu lugar ao lado dele, mesmo que para isso fosse preciso eliminar a concorrência da forma mais desonesta.
Ao longo das páginas ainda somos surpreendidos com outros mistérios principalmente em relação as marcas de Wyrd, isso me deixou muito curiosa e espero saber mais no próximo volume. Além dos misteriosos assassinatos brutais que aconteciam e os sonhos reais de Celaena. Nox e Pelor também ganharam um espaço no meu coração, os dois se tornaram não só aliados, mas amigos de Celaena e foi uma pena quando tiveram que ir.
Com este livro fico mais em dúvida para decidir qual foi o melhor do ano, o enredo rico e sólido nos prende, a trama criativa nos faz ansiar pelo final. Tomamos as dores e as alegrias dos personagens e a despedida é cruel, eu espero que a continuação não demore.
Fantasia, mistério e ação não faltam, recomendo. 

12 comentários:

  1. Olá Raquel

    Já tinha me interessado por este livro assim que vi a sua capa. Agora com esta resenha a vontade aumentou muito mais, já vou procurá-lo para adicionar a minha estante.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quando eu vi a capa desse livro não me interessei muito não, mas li a sinopse e ela me deixou curiosa, mas nada que me deixasse eufórica, se é que me entende.
    Mas agora, lendo sua resenha... preciso ler essa história, adoro esse tipo de aventura cheia de ação e surpresas, adoro.
    Você conseguiu me transportar para o livro só aqui na resenha, imagina como será a leitura do livro todo... adorei \o/
    Beijão
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  3. Olha quando penso que minha lista não sera aumentada é ai que caio do cavalo(hahahahahahahahaha).Toda vez que passo aqui no blog Raquel você parece com um livro ótimo. Serio! Eu imaginava um livro de guerras e lutas(somente isso),mas ai você entra em cena dizendo as melhores parte de um livro.E você bem me conhece sabe como adoro um livro com magia(ou sobrenatural) nele,e quando se fala em boas risadas,nossa...ai sim estou dentro.Hahahahahahahahaha
    Sabe o que fez comigo.Eu quero quase que desesperadamente ler este livro.
    Bom flor parabéns pela resenha.Se teu intuito era cativar os leitores do blog a lê-lo,conseguiu.Já o adicionei e espero ler logo.

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel!

    Fiquei feliz em saber que a história te conquistou, pois comprei ele agora e me chamou muito a atenção. Pela sua descrição acho que vou gostar da protagonista e fiquei curiosa com o Chaol, pois os personagens que criam dúvidas sempre são meus preferidos. Adorei a resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha Raquel! Estou ansiosa para ler Trono de Vidro! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Eu quero muito ler esse livro. Inicialmente o que tinha me chamado a atenção era a capa, mas depois gostei muito do que fala o livro. Só não gostei por não ser livro único hehehehhe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas, tenho que admitir que a premissa me interessou muito! Ganhar uma competição e ser assassina de aluguel por sua liberdade. É o tipo de história nada clichê que parece prender muito a atenção. Fiquei meio desanimada com a leitura pelo mesmo motivo da Sil: não ser livro único. Mas, adorei sua resenha. Muito bem escrita, parabéns.
    Beijos

    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  8. Próximo volume? Putz!
    To com esse livro aqui mas agora nem sei mais se vou ler. :/
    Ando correndo de livros em série!
    Se bem que ele tem uma premissa bacana e adorei a resenha sobre ele. Olha só a dúvida que estou nesse momento.
    ahauhauahuahua

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol também não sou muito fã de livros em série, eu já imaginava que esse fosse assim. Mas vale a pena, a trama é muito sólida e te prende com tantas reviravoltas, não desanime não ;)

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Eu estou no terceiro volume do livro( herdeira de fogo), e eu estou amando esta série!
    Gente eu recomendo.

    ResponderExcluir
  11. Meu deeeeeeeus por wryd! Eu amooo esse livro e amo tudo neleeee! Alguém me fala se tem os outros volumes em PDF? <3

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar e volte sempre !