Brilho – Em Busca de Um Novo Mundo

11 dezembro 2013

Brilho – Série Em Busca De Um Novo Mundo #1, por Amy Kathleen Ryan
Geração Jovem, 354 páginas (Parceria)
A terra não existe mais, e em duas naves que procuram um novo mundo no espaço, uma menina de 15 anos precisa casar e engravidar para garantir a sobrevivência da humanidade. Enquanto isso, uma sucessão de acontecimentos eletrizantes torna a jornada pelo espaço algo absolutamente imprevisto. 
Estava ansiando tanto por esse livro que quando ele chegou aqui em casa fiquei besta, a capa do livro ficou linda e tem glitter nos pontos brilhantes da imagem o que me faz ficar toda neurótica e cuidadosa para manter todos eles em seus devidos lugares. Mas quando iniciei a leitura, não aconteceu exatamente o que eu esperava.
Waverly Marshall tem apenas quinze anos, mas apesar da pouca idade sobre ela recai muitas responsabilidades. À bordo da Empyrean, uma nave espacial que saiu de uma terra que já não era o ideal para os homens em busca da Terra Nova, Waverly é a esperança de todos a bordo da nave, não só ela, é esperado que todas as garotas povoem a Terra Nova. E apesar de Waverly amar seu namorado Kieran Alden, ela não tem certeza se está preparada para ter filhos. Porém, quando a Empyrean é atacada pelos tripulantes da New Horizon, outra nave em busca da Terra Nova, esse passa a ser apenas mais um dos problemas de Waverly.
O ataque deixa muitos mortos, as garotas são sequestradas, a nave é dominada e tudo que tentam fazer parece dar errado. Alguns adultos saem em busca das garotas e não se sabe onde estão, e enquanto isso garotos tem de agir como homens para poder sobreviverem. Cabe à Kieran o comando na nave agora já que ele era o esperado pelo capitão Jones, mas Seth Ardvale não acha que ele seja a pessoa mais adequada para o comando e com respostas afiadas ele faz os outros garotos caçoarem e perderem a confiança em Kieran. E aliás, por que Waverly olhou para Seth antes de entrar na nave auxiliar?
Mas não eram apenas os garotos que estavam tendo problemas, as garotas estavam a bordo de uma nave desconhecida, com pessoas desconhecidas e sem saber o que fazer ou se estavam em segurança. Anne Mather que comanda a New Horizon parece uma mulher boa, mas por algum motivo Waverly não consegue confiar nela e nem em suas atitudes, e ela não é a única, Sarah e Samantha também não estão muito convencidas. Será que o que Anne diz é verdade? 
Amy construiu uma história bastante inovadora e convincente, tive problemas no início da leitura, eu lia e não fluía, mas quando minha leitura fluiu tudo ficou melhor. Este livro é realmente fascinante.
Waverly e Kieran a principio nos passam a sua fragilidade, como passaram anos de tranquilidade os fatos que se sucedem os pegam desprevenidos e eles são obrigados a se tornarem pessoas mais responsáveis. Vemos o desenvolvimento dos dois personagens e isso é evidente, ambos precisam mudar suas atitudes e olhar para as necessidades dos amigos.
Claro que nessa jornada temos os nosso vilões e eles tem nome, Seth mostra logo a sua insatisfação quanto à Kieran e suas motivações são tão erradas que o garoto muda completamente. E como não citar Anne uma mulher que parece um anjo, mas que tem intenções tão mesquinhas que é capaz de tudo para conseguir o que quer, e o pior ambos tem um poder de convencimento que é inquestionável. 
Em meio a toda essa confusão, vemos crianças tomando decisões de adultos; como pequenas garotinhas poderiam afirmar que querem ser mães? Elas precisam mesmo tomar essa responsabilidade tão cedo? 
Vemos pessoas querendo o poder, em meio a tanta desordem é preciso que alguém tome as rédeas da situação, mas por que não podem se ajudar e decidir o que fazer juntos?
E vemos uma pequena discussão a respeito de religião. Qual seria o plano de Deus para os tripulantes de ambas as naves?
Algumas atitudes de alguns personagens me deixaram chocada, e tal como li em uma resenha, não sabemos em quem acreditar. Ora parecem estar sendo bons e sinceros e ora sedam e prendem suas vitimas sem dó nem piedade.
Numa luta pela sobrevivência, acompanhamos dois jovens no meio de uma nebulosa em busca de uma terra que seus pais vem lhes contando desde pequenos. Conseguirão os jovens chegarem a Terra Nova? 
Já que todos estão recomendando eu não vou ser do contra, você com certeza vai querer ter esse livro na sua estante, além da capa ser formosa, a história te conquista. Leiam Brilho e se encantem!

Série Em Busca De Um Novo Mundo
Brilho #1
Spark #2
Flame #3

8 comentários:

  1. Oi Raquel, tudo bom? (((:
    essa é a primeira resenha que leio sobre "Brilho", mas confesso que já estava curiosa para ler esse livro há algum tempo, então a sua resenha só serviu para me deixar ainda mais ansiosa pra comprá-lo *-* .
    Essa parece ser uma distopia bem diferente das que estão sendo publicadas atualmente, e sem dúvida alguma essa capa é a cereja do bolo, né? Meeeeeeeu Deus, impossível não babar! *o* aushduiashdiuhasiudhiuasdasd. Isso porque eu ainda não tive a oportunidade de ver o livro ao vivo e em cores, então pensa, se só com a imagem eu já to babando imagina quando comprar o livro? Porque sim, eu VOU TER que comprar! *.* asudhaihdiuahsdiuiuasd.
    Ótima resenha, meus parabéns! n__n

    Beeeeijinhos e uma ótima semana! :*
    www.inconstantecontroversia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. gente a cpa desse livro é diva demais <3 fiquei encantada e nem conhecia.
    gostei viu
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu ainda não tive a chance de ler este livro,mas já está na minha listinha e eu simplesmente amei essa capa.

    Parabéns pela resenha.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel!

    A capa é mesmo incrível e com certeza chamaria minha atenção em uma livraria. A trama parece bem interessante, mas acho que não leria no momento, mesmo sua resenha sendo ótima. Os personagens parecem confundir o leitor com suas atitudes. Vou anotar aqui para quando estiver no clima dessa leitura.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia essa série, mas gostei da dica
    Parece ser um bom livro, gosto de aventuras

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Raquel!
    Desde que a propaganda no skoob, fiquei interessada, e essa é a primeira resenha que leio sobre o livro, e tipo estou com muita vontade de ler, a história parece ser ótima e instigante! E essa capa parece ser maravilhosa!!

    Beijos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Será mesmo Raquel? Que poderemos julgar esse livro pela linda capa? Não sei bem o que pensar, sua resenha me deixou com pé atrás, não sei porque.
    Mas caso tenha chance vou ler. Só para tirar minhas dúvidas.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  8. Oláa, tenho curiosidade em ler esse livro, quando eu tiver uma chance vou ver se gosto :D
    beeijos
    http://keetring.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar e volte sempre !